Blog

15
abr

Dicas para escolher um salão de festas para casamento

Uma das etapas mais importantes na organização da festa de casamento é a escolha do local. Afinal, isso determina o andamento da recepção, interfere na logística do evento e está relacionado diretamente ao conforto e à comodidade dos noivos e de seus convidados. O fato é que a festa pode ser cuidadosamente planejada, o buffet pode ser sensacional e o DJ excelente, mas, se o lugar não for favorável, a celebração corre o risco de ser um fiasco.

Para escolher o espaço ideal para a festa de casamento, é preciso considerar fatores como, por exemplo, a segurança, a acessibilidade, a infraestrutura e a capacidade do salão. Se você está nessa etapa dos preparativos e tem dúvidas sobre isso, vem com a gente conferir dicas práticas para escolher um salão de festas para casamento!

Considere o estilo do casamento

Ao escolher o local da sua festa, considere o estilo do casamento. Se sua proposta é fazer um mini wedding, não há necessidade de optar por um sítio enorme. Se a sua festa segue a linha mais vintage ou rústica, é um erro escolher um salão luxuoso e cheio de lustres de cristal. Se o estilo da celebração é mais moderno, nada de escolher um salão que ofereça um mobiliário retrô. Todas essas escolhas seriam incoerentes e prejudicariam na construção da identidade do evento.

Opte por um local que comporte a quantidade de convidados

Outra regra de ouro é contratar um lugar que acomode, confortavelmente, a quantidade de convidados. Afinal, nada pior do que uma festa na qual as pessoas mal conseguem circular. Quando o espaço tem uma capacidade menor que o número de pessoas presentes, até o conforto térmico fica comprometido. Isso não significa que a festa deve ser pensada para acomodar todas as pessoas sentadas em mesas tradicionais, mas é preciso haver lounges, pufes e área livre suficiente para os convidados circularem.

Pense na acessibilidade do salão de festas para casamento

Não adianta escolher um local incrível, lindo e com um preço que se adeque ao orçamento se esse espaço não for acessível. Caso a cerimônia e festa sejam realizadas em lugares diferentes, tome cuidado para o salão de festas para casamento escolhido não ser tão distante da igreja. Além disso, para melhorar a logística do evento, é importante que o local seja fácil de encontrar, que haja meios de transporte disponíveis para chegar lá e que o próprio lugar conte com estrutura adequada para convidados com limitações motoras.

A beleza também é importante

Como diria o poeta Vinícius de Moraes: “beleza é fundamental”. E é mesmo! O espaço escolhido deve ser bonito e precisa oferecer boas possibilidades decorativas. Além disso, ao visitar o espaço, observe se ele tem ambientes que renderão boas fotos. Paisagismo, paredes bem cuidadas, iluminação cênica e piso conservado são detalhes que fazem uma enorme diferença em qualquer festa de casamento.

Busque o melhor custo-benefício

É indispensável que o preço do espaço caiba no orçamento dos noivos, mas não se deve focar apenas no preço — até porque existem salões de festa para casamento baratos que acabam saindo caro. Pense no custo-benefício que o espaço oferece oferece e considere tudo que está incluído no pacote, como, por exemplo, mobiliário, toalhas, estacionamento, segurança, gerador, climatização etc. Se você não tiver que providenciar esses itens à parte, isso representará maior comodidade e economia.

No mais, veja se o lugar é flexível na negociação, se permite a chegada dos demais profissionais mais cedo para fazer a montagem, se ele tem alvará de funcionamento e se o espaço exige apenas fornecedores parceiros ou credenciados na organização das festas que ocorrem por lá ou permite que você contrate pessoas a seu gosto. Tomada a decisão, formalize tudo através de contrato.

Add a Comment